Existe um torneio ou liga de Warcraft?
Talvez o maior e mais esperado torneio de Warcraft seja o ESL Pro Tour, ou o que às vezes é conhecido como DreamHack aberto.
Dreamhack começou no início de 1990 como uma pequena reunião de colegas e amigos no porão de uma escola primária em Malung, Suécia. Foi transferido para o refeitório da escola em 1994, tornando-se um dos maiores eventos regionais de tecnologia de demonstração e jogos da época. Este também foi o primeiro evento a ser apelidado de DreamHack.
O evento, que aconteceu em 1997 na Arena Kupolen em Borlänge, tornou-se a maior festa LAN da Suécia e a terceira maior festa na Escandinávia na época. Além disso, o DreamHack 2001 e eventos subsequentes foram realizados no centro de exposições Elmia em Jönköping, onde permaneceu desde então.
Em 15 de novembro de 2012, a DreamHack anunciou uma parceria com a Major League Gaming (MLG) e a Electronic Sports League (ESL) para apoiar o crescimento e desenvolvimento dos cenários de eSports norte-americanos e europeus. Essas colaborações incluíram classificações universais, estruturas de competição unificada e outros recursos.
Em 30 de setembro de 2020, a ESL anunciou que decidiu se fundir com a DreamHack. Os dois negócios operam como um, mas as duas marcas são administradas de forma independente. O ESL Pro Tour 2020 é o primeiro tour profissional de Warcraft 3 do mundo. A ESL, em colaboração com a DreamHack, organiza, patrocina e hospeda o evento.
Sem surpresa, o principal país que superou a competição no cenário mundial é a Coreia do Sul. Quando a Gen.G, uma empresa de e-sports com sede na Califórnia, abriu a Gen.G Elite Esports Academy em Seul em 2019, eles chegaram a dizer que "a Coreia do Sul ainda é considerada a meca dos eSports" e que "esta é onde está a maior parte do talento"
A Coreia do Sul sempre foi a definição de como é um videogame competitivo. Os jogos online acabaram decolando na Coreia do Sul mais cedo e mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo. Quando o país introduziu a internet de alta velocidade no final da década de 1990, viu um aumento no número de cafés de jogos 24 horas conhecidos como PC bangs.
Esses locais intrigantes, muitas vezes subterrâneos, evoluíram para epicentros da cultura do jogo, eventualmente sediando torneios informais. No ano 2000, os canais a cabo sul-coreanos foram os primeiros no mundo a transmitir competições de jogos online.
De acordo com uma pesquisa recente do Ministério da Educação, os eSports são agora o quinto emprego futuro mais prevalente entre os Sul-coreano estudantes, atrás apenas de atletas, médicos, professores e criadores de conteúdo digital. Em 2022, os eSports serão incluídos nos Jogos Asiáticos.
Os melhores jogadores, como Liga dos lendários' Lee Sang-hyeok, codinome Faker, alcança o mesmo nível de fama e fortuna que os ídolos do K-pop. Milhões de pessoas sintonizam para vê-los jogar em tempo real na internet. Antes da pandemia, os fãs lotavam arenas de eSports que pareciam um cruzamento entre um show de rock e um estádio de luta livre.
O melhor jogador é, sem surpresa, descendente de coreanos. Jang 'Moon' Jae Ho é cinco vezes campeão mundial de Warcraft 3, um ex-jogador lendário Night Elf em Warcraft 3 e um jogador Zerg em Starcraft II. Ele ganhou três ligas nacionais sul-coreanas televisionadas, bem como quatro temporadas da Guerra Mundial da MBCGame.
Moon foi frequentemente visto em Warcraft 3 empregando estratégias que se tornaram o padrão para muitos jogadores de Night Elf e foram apelidadas de "5ª Raça". Ele participou e ganhou os jogos de Warcraft 3 mais televisionados de qualquer jogador de Warcraft 3.
Quando Starcraft II foi lançado, ele competiu em grandes eventos tanto para Starcraft II quanto para Warcraft 3, mas Moon acabou mudando para Starcraft II em tempo integral quando se juntou ao Starcraft II Fnatic em janeiro de 2012.
Moon aparece no documentário "Beyond the Game" como um dos jogadores de Warcraft 3.