Originalmente lançado em 2002 como 'Warcraft 3: Reign of Chaos', o jogo foi desenvolvido por Nevasca e lançado para Microsoft Windows como parte de uma já famosa série de videogames Warcraft. Mas não foi até o lançamento de seu pacote de expansão, 'The Frozen Throne', alguns anos depois, em 2003, que Warcraft 3 se tornou um componente essencial da cena de eSports.
Tornar-se-ia presença constante em diversos festivais de eSports, como a Copa do Mundo de Esportes Eletrônicos, World Cyber Games e World Series of Video Games, para citar alguns. Seria especialmente popular na Coréia do Sul e na China. Embora sua popularidade tenha diminuído um pouco em 2010 devido à introdução de vários outros títulos de eSports, ele manteve um forte número de seguidores que cresceu nos últimos anos.
Warcraft 3 acontece vários anos após os eventos de Warcraft II e segue a história da tentativa da Burning Legion de tomar o mundo fictício de Azeroth com a ajuda de um exército de mortos-vivos liderado pelo paladino caído Arthas Menethil. Segue-se a Aliança Humana, a Horda de Orcs e os Elfos Noturnos enquanto trabalham juntos para detê-los antes que corrompam a Árvore do Mundo.
Warcraft 3 é um jogo de estratégia em tempo real ambientado em um mundo de alta fantasia. A estratégia em tempo real, ou RTS, é um subgênero da videogames de estratégia em que todos os jogadores podem jogar ao mesmo tempo em "tempo real" e não em turnos.
Em um jogo de estratégia em tempo real, como Warcraft, cada jogador posiciona edifícios e manobra unidades sob seu controle parcial para garantir locais no mapa e/ou dizimar os recursos de seus oponentes. É possível construir unidades e edifícios adicionais em um jogo RTS tradicional, embora isso geralmente seja limitado pela necessidade de gastar os recursos coletados.
Para resumir, um jogo RTS como Warcraft inclui coleta de recursos, construção de base, desenvolvimento tecnológico no jogo e controle indireto de unidades.