Em 2010, o antecessor do SC II, StarCraft Brood Wars, desfrutou de uma extensa base de fãs, o que ajudou o SC II a garantir uma popularidade poderosa e expansiva quando foi lançado inicialmente. Nos últimos anos, milhões jogam o jogo, acompanham transmissões ao vivo e assistem à televisão para ver jogadores competindo entre si em torneios.
Mais popular na Coreia do Sul, o produtor do jogo apresenta uma StarCraft II evento do campeonato. Os fãs estão viciados no jogo e suas variações, incluindo Heart of Swarm e Legacy of Void. Os jogadores jogam profissionalmente, aumentando o interesse pela marca. No entanto, as brigas sobre os direitos de transmissão dominam o gênero de apostas online e forçaram um declínio na visibilidade mainstream do SC II.
Forte competiçao
Títulos de jogos populares incluem Liga dos lendários e Dota 2, concorrentes de StarCraft no mercado. Como esses jogos também são táticos e incorporam mais jogadores mais jovens do que o SC II, os patrocinadores gravitam em torno do público mais amplo. Na Coreia do Sul, a Associação de Jogadores de eSports transmitiu eventos de eSports de StarCraft II por cerca de uma década e se recusou a dividir os lucros com a criadora do jogo, a Blizzard Entertainment.
A Blizzard se uniu a distribuidores rivais e exigiu royalties da KeSPA para transmitir legalmente os torneios SC II. Como resultado do descumprimento da KeSPA, a região mais popular de SC II perdeu espectadores e jogadores profissionais.
Embora a Blizzard apoie seu evento de campeonato de StarCraft II, que tem uma premiação de mais de US$ 150.000, o campeonato é menor em popularidade e premiação em dinheiro. Eventos de e-sports globais semelhantes oferecem aos jogadores prêmios de milhões de dólares. Ainda assim, SC II é um jogo popular e emocionante para os espectadores assistirem. Todos os principais sites de apostas de e-sports oferecem aos jogadores maneiras de apostar em torneios e eventos SC II.