A copa do mundo de eSports é atualmente conhecida como a Convenção Mundial de Esportes Eletrônicos (ESWC). Esta competição internacional envolve vários eSports, que acontecem anualmente. Normalmente, os eventos de qualificação nacional geralmente ocorrem entre equipes de todo o mundo.
Apenas os vencedores das eliminatórias têm o direito de representar seus países no campeonato. A popularidade do evento vem crescendo gradualmente, mas de forma constante. Atualmente atrai centenas de milhares de espectadores online de todo o mundo.
A ESWC foi criada por uma empresa francesa chamada Ligarena. A empresa era conhecida anteriormente por sediar eventos de LAN menores apenas na França. Em 2003, a empresa decidiu crescer e sediar um evento no qual participantes de todo o mundo pudessem participar. Isso marcou o nascimento da ESWC.
A empresa então cresceu e mudou para Game–Services em 5005. Em seguida, trouxe outra empresa chamada Games-Solution em 2009, que mais tarde adquiriu a propriedade de sua marca. Em 2012, uma agência chamada Oxent, especializada em esportes eletrônicos, adquiriu a ESWC.
Participantes da ESWC
A primeira copa do mundo de eSports, realizada em 2003, teve 358 participantes diferentes. Um total de 37 países participaram do evento para ganhar o prêmio em dinheiro de 150.000 euros. O evento contou com apenas cinco jogos. O número de participantes chegou a 547 em 2006, representando 53 países diferentes. O prêmio em dinheiro também cresceu para 400.000 dólares americanos. O número de jogos também aumentou para sete.
A ESWC acontece todos os anos desde então, com o número de participantes aumentando constantemente a cada ano. No entanto, o prêmio em dinheiro flutuou em ambas as direções, com alguns anos tendo um prêmio total inferior ao dos anos anteriores. Em alguns anos, a estrutura do evento também mudou para incorporar melhorias que melhoram a experiência dos jogadores e espectadores.
Recursos de jogos no ESWC
Em 2003, apenas cinco jogos foram apresentados no evento ESWC. Estes incluíram o Counter-Strike, Unreal Tournament, Warcraft III, Quake 3 e Counter-Strike Female. Em 2004, Painkiller e Pro Evolution Soccer foram adicionados à lista. Cada ano subsequente também viu algumas adições de novos jogos.
Gran Turismo 4, Trackmania Nations, Defense of the Ancients, Special Force, FIFA, Need for speed, Guitar Hero, Super Street Fighter, Dota, Shoot Mania Storm, Tekken, Call of Duty, Just Dance e League of Legends são alguns dos os outros jogos que já foram jogados na ESWC.
Sempre que versões mais recentes de um jogo apresentado no torneio eram lançadas, elas substituíam as versões mais antigas. Por exemplo, o FIFA 10 foi substituído pelo FIFA 11 em 2011 e depois pelo FIFA 13 em 2012. O maior número de jogos a serem apresentados em um único evento é dez, em 2010.
Além dos títulos oficiais, o torneio geralmente inclui vários outros jogos. Geralmente, quase todos os esports populares geralmente são jogados, mas não são apresentados como eventos principais. Os jogos são categorizados como luta, tiro em primeira pessoa, arenas de batalha online multiplayer, corrida, esportes, estratégia em tempo real, tiro em terceira pessoa e jogos de cartas.
Contagem de medalhas
Atualmente, a França detém o maior número de medalhas, que são 23 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 25 medalhas de bronze. Os Estados Unidos estão em segundo lugar com 30 medalhas, seguidos pela Suécia e Coreia do Sul. De todos os países que já participaram do evento, apenas 32 países ganharam medalhas.