A Alliance era originalmente de propriedade da agência GoodGame. Esta era uma subsidiária do Twitch, um serviço de streaming de jogos sob o controle da Amazon. Em 2016, a Alliance anunciou sua decisão de deixar a GoodGame e se tornar totalmente de propriedade do jogador. Isso significa que os membros da equipe têm um incentivo financeiro extra para vencer as partidas. Esta equipe ganhou a atenção dos sites de apostas de esports devido às suas vitórias de alto nível. Por exemplo, em 2013 eles ganharam o International, alcançando o maior pagamento de prêmios da história dos esports.
As melhores equipes de esports precisam ter membros altamente qualificados que sejam capazes de superar a concorrência. Desde seu surgimento, a Alliance recrutou vários grandes nomes. Por exemplo, em 2013, o jogador de StarCraft Naniwa se juntou a eles. Um ano depois, sites de jornalismo de eports relataram que Armada havia se juntado à equipe. Isso foi significativo, pois eles foram considerados um dos melhores jogadores de Super Smash Bros. do circuito.
No final de 2013, a equipe decidiu parar de competir na European League of Legends Championship Series. Eles também lançaram SortOf, seu último jogador de Starcraft II. Isso se deveu principalmente a novas regras que impediam as agências de possuir várias equipes. Foi um fator importante para a Alliance sair da GoodGame e aumentar a autonomia dos jogadores. Os fãs de apostas de e-sports precisam levar esse problema em consideração ao fazer apostas na Alliance. Eles têm um histórico de se destacar em certos títulos antes de deixá-los completamente.
Às vezes, eles podem derrubar jogadores devido a influências externas. Ao mesmo tempo, muitos players emergentes estão interessados em ingressar na Alliance devido ao fato de não serem controlados por uma grande agência. Essas variáveis podem ter influência direta nas probabilidades de apostas dos jogos da Aliança.