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December 29, 2022

LAN ou online: um fator decisivo para os apostadores de eSports

João Ferreira
WriterJoão FerreiraWriter
ResearcherHaruki NakamuraResearcher

A pandemia global trouxe um boom nas apostas em eSports. Também interrompeu os torneios LAN, mas trouxe o aumento dos torneios online. No entanto, os torneios LAN ao vivo estão retornando com a flexibilização dos bloqueios e os programas de imunização se mostrando eficazes. 

LAN ou online: um fator decisivo para os apostadores de eSports

Ao fazer apostas em eSports, é essencial levar em consideração se o evento em questão está sendo jogado online ou em uma rede local (LAN). Os apostadores que dedicam tempo para investigar as causas dos altos e baixos de um jogador em uma determinada partida têm uma chance maior de ganhar suas apostas no futuro.

Se você quiser saber mais sobre os efeitos da LAN versus torneios online em apostas eSports, continue lendo.

LAN vs. Torneios Online: Qual a Diferença?

Primeiro, devemos definir o que queremos dizer quando discutimos LAN ou torneios online. Os jogos de rede local (LAN) ocorrem entre pessoas fisicamente presentes no mesmo local, em vez de remotamente pela Internet.

A maioria das LANs acontecem em estádios e são transmitidas ao vivo em sites como Twitch e YouTube. Não apenas a atmosfera é diferente, mas também os assentos, a mesa, o espaço e o local.

Durante uma competição online, os participantes usam a internet para se conectar a um servidor em outro local. Os jogadores estão dispersos fisicamente e geograficamente, o que significa que devem usar seus próprios computadores e conexões de internet em casa.

Durante esses torneios, os apostadores podem ter certeza de que os participantes estão usando uma configuração com a qual estão familiarizados e que maximizará o desempenho. Em contraste, os jogadores não terão voz em sua configuração durante os eventos da LAN e, em vez disso, terão que se preocupar com qualquer equipamento fornecido.

Apostar em um torneio LAN eSports requer considerar os níveis de habilidade dos jogadores e a escala do evento, logística de viagem, pressão, capacidade dos jogadores de interagir uns com os outros durante o jogo e a possibilidade de uma vantagem de jogar em casa.

Embora seja verdade que os jogadores podem competir em torneios de e-Sports online no conforto de suas próprias casas, eles ainda precisam lidar com problemas de latência do servidor ou "ping" (a duração que leva para os dados serem transmitidos para o servidor e vice-versa). , o que pode ser particularmente problemático dependendo das localizações relativas dos membros da equipe e do servidor.

Ping: o principal fator que diferencia os torneios LAN dos torneios online

"Ping" é um termo usado em jogos online para indicar o tempo que leva para que as ações de um jogador sejam refletidas na resposta do servidor. O termo "atraso" refere-se a um pico ou aumento repentino na quantidade de tempo que leva para que um comando emitido pelo seu equipamento seja recebido e processado pelo servidor do jogo ou para que um comando emitido pelo servidor seja reconhecido pelo seu dispositivo. Chama-se "ping" e ter um ping baixo implica menos atraso e uma experiência de jogo mais fluida.

A unidade de tempo usada para medir um ping é o milissegundo (abreviado como "ms"). De um modo geral, um ping de 15 milissegundos ou menos é excelente, 15 a 45 milissegundos é maravilhoso e 45 a 100 milissegundos é tolerável. Pings acima de 100ms podem ser difíceis de jogar, enquanto pings acima de 250ms geralmente não podem ser reproduzidos.

Dependendo do nível de habilidade do jogador e do jogo que está sendo jogado, esses pings podem ou não ser jogáveis. Jogos como Massive Online Battle Arenas (MOBAs) e jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) são notoriamente suscetíveis a ping, com a maioria dos jogadores relatando o problema entre 50 e 90 milissegundos. Jogos de RPG online (MMOs) e jogos de estratégia em tempo real (RTS) são mais tolerantes com pings maiores, enquanto jogos baseados em turnos dificilmente percebem isso.

Quão crucial é o ping no jogo competitivo?

Em jogos competitivos, o ping geralmente desempenha um papel maior do que para jogadores casuais. A maioria dos grandes torneios profissionais de esports são realizados em LAN centers para reduzir os efeitos da latência. É uma boa maneira de garantir que os esforços dos jogadores, e não a velocidade da rede, determinem o resultado do jogo.

Criando uma Estratégia de Apostas em eSports Baseada em LAN vs. Torneios Online

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao criar sua estratégia de apostas em e-sports com base em se seu jogo de eSports favorito está realizando LAN ou torneios online.

Conhecendo a preferência do jogador

As preferências de um jogador para vários eventos podem variar de acordo com o indivíduo. Os torneios online de eSports permitem que os jogadores compitam no conforto de suas próprias casas ou em um ambiente de equipe familiar.

Em contraste, um jogador precisa se acostumar com o ambiente e o equipamento em um evento LAN. Problemas de driver de mudança de hardware para vários dispositivos são uma preocupação regular ao operar outro sistema, especialmente em jogos como CS: GO, onde ter uma mira perfeita pode significar a diferença entre a vitória e a derrota.

Embora jogar no conforto de casa tenha muitas vantagens, também corre o risco de fazer com que o jogador perca a concentração e jogue abaixo do seu potencial. Como atleta, você pode achar que jogar na frente de uma multidão barulhenta e entusiasmada aumenta seu impulso e determinação.

Avalie Desempenhos Anteriores

A capacidade de uma equipe se comunicar em um torneio LAN pode ser prejudicada pelo grande tamanho da multidão e níveis de ruído subsequentes. Embora os jogadores possam ver as telas uns dos outros, o trabalho em equipe eficaz depende muito da comunicação verbal. Portanto, os apostadores sérios geralmente exploram a nacionalidade de uma equipe antes de um evento LAN.

Como a maioria dos jogadores em uma equipe de e-sports de nacionalidade mista não conseguirem se comunicar uns com os outros em sua língua nativa, eles podem estar em maior desvantagem. Embora essas equipes sejam bem conhecidas no Dota 2, os estandes estão disponíveis em grandes competições como o The International para ajudar a mitigar os efeitos do ruído do espectador.

Entenda a pressão da multidão

O tamanho da multidão varia de acordo com o evento. No a liga das lendas, por exemplo, a temporada regular de cada liga é jogada em LAN, embora diante de um público relativamente limitado em um estúdio. Arenas maiores podem acomodar as multidões esperadas para as Finais Mundiais.

Ocasionalmente, uma equipe menos talentosa pode vencer um evento LAN simplesmente jogando seu jogo habitual e não deixando a pressão sobre eles. Nem todos podem ter o melhor desempenho sob o intenso escrutínio de uma platéia ao vivo, mas alguns atletas prosperam sob o peso de tal ambiente.

Erros e Fortitude Mental

Todo jogador sente pressão ao participar de esports competitivos, mas todos respondem a isso de maneira diferente. Alguns jogadores podem achar que o cenário do jogo é uma grande distração, prolongando os efeitos de erros que de outra forma seriam esquecidos após alguns minutos.

Você pode aprender mais sobre a resposta provável de um jogador a uma situação desafiadora analisando seus dados de desempenho depois de cometer um erro crítico. Esteja atento a isso ao fazer apostas em torneios LAN eSports, onde as apostas são mais altas e a fortaleza mental de um jogador pode ser testada por um tiro errado ou um gank falhado.

Considerando localização e viagem

Apostadores sérios em esports já consideram a influência das viagens no desempenho de uma equipe em um evento. Como o jet lag pode afetar significativamente o desempenho de um jogador e, por extensão, as chances de sucesso do time em uma competição, muitos esquadrões agora tomam medidas para garantir que seus membros tenham tempo adequado para se recuperar dos efeitos de viagens de longa distância.

Fazer uma breve pesquisa sobre a localização de um evento LAN e compará-lo com a região de origem dos participantes ou com os locais de competição anteriores pode fornecer informações úteis. 

Antes de fazer uma aposta, os apostadores devem considerar fatores como a familiaridade do jogador com a cultura, idioma e culinária locais.

Embora possa ser menos visível nos esportes eletrônicos, as evidências estatísticas sugerem que as equipes com melhor desempenho quando competem em seu país de origem desfrutam de uma vantagem menor. O time da casa tem a vantagem de jogar em casa, já que não precisa se deslocar tanto, e o público torce por ele. Seus oponentes devem enfrentar a animosidade da multidão, possivelmente a apatia, que pode desmoralizar e esgotar o moral.

Pensamentos finais

Este artigo explica por que é útil saber quais jogadores têm mais chances de ganhar em quais eventos e como esse conhecimento pode orientar sua estratégia de apostas. Muitos apostadores de e-sports cometem o erro de presumir que os desempenhos das equipes em LAN ou torneios online são idênticos. Tendo em mente as informações anteriores e fazendo algumas pesquisas preliminares, você pode evitar essa armadilha e ter uma chance melhor de vencer as probabilidades.

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Originário da vibrante cidade de Lisboa, João Ferreira destaca-se como o principal especialista em localização de casinos online para o mercado português. Combinando um profundo respeito pelas tradições portuguesas com uma compreensão moderna do jogo, João é a ponte entre as raízes históricas de Portugal e o mundo inovador dos casinos online.

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